Club MX-5 de Viana do Castelo a Aveiro | Mais de três dezenas de MX-5 abrilhantaram terceiro passeio do ano

Club MX-5 de Viana do Castelo a Aveiro | Mais de três dezenas de MX-5 abrilhantaram terceiro passeio do ano

Foram mais de três dezenas as unidades presentes no terceiro passeio de 2012 do Club MX-5, realizado no passado Sábado (7 de Julho), abrangendo todas as gerações do popular ‘roadster’ da Mazda. Prosseguindo com o bem sucedido plano de actividades traçado para este ano – a adesão aos vários encontros assim o demonstra – o alargado grupo de convidados do Club MX-5 percorreu uma rota que os levou de Viana do Castelo a Aveiro, terminando com um jantar na Costa Nova.

O encontro denominado “MX-5 de Viana do Castelo a Aveiro” iniciou-se bem antes, com a reunião da caravana de 32 Mazda MX-5 a fazer-se ao início da manhã nas instalações da Auto Rabal, Concessionário da Mazda em Viana do Castelo, num evento que envolveu perto de 70 pessoas, entre condutores, acompanhantes e ‘staff’ da organização. Após este primeiro momento de convívio, reencontro e integração dos novos membros que, neste dia, ultrapassaram a dezena, deu-se início ao passeio, com uma primeira tirada de poucos quilómetros, até ao centro da cidade de Viana do Castelo, onde os interessados fizeram uma visita guiada ao Centro Histórico que terminou junto ao navio-hospital Gil Eanes, ancorado na cidade.

 

Este foi logo um dos pontos altos do evento, com todos os participantes a saírem muito satisfeitos desta visita, antes de regressarem ao volante das suas viaturas para nova curta viagem até ao local de pausa para o almoço. Desta vez este teve uma particularidade, pois esperava-os um piquenique, num momento de agradável convívio entre todos, aproveitando o bom tempo que entretanto banhava a região minhota, contrariando o sucedido durante a manhã em que a chuva ainda ameaçou. A verdade é que daqui em diante o Sol não mais se escondeu e isso reflectiu-se em alguns bronzeados “à lá minuta” que apoquentaram os mais incautos.

 

Forrado o estômago era tempo para a “tirada de leão” do percurso, que levaria a caravana até Aveiro. A primeira parte da viagem decorreu de forma tranquila, com a passagem pela Avenida dos Banhos, na Póvoa do Varzim, a deixar impressionado quem por ali passeava àquela hora! Seguiu-se uma pausa em Vila do Conde, numa oportunidade para os mais saudosistas de recordar as corridas de velocidade na “Princesa do Ave”, com os 32 Mazda MX-5 alinhados na recta entre o Castelo e a “Praia Azul”, hoje já pouco marcada por essas jornadas históricas.

 

Com o relógio a ditar a lei, surgiu uma pequena alteração ao ‘roadbook’, fazendo-se por auto-estrada o percurso até à “Mui Nobre”, Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto. Passada a ponte da Arrábida, rumou-se às praias, com o percurso até Espinho a ter o Atlântico como companhia. Mas semáforos e uma passagem de nível atrasaram a caravana e o resto do percurso até à ria de Aveiro foi feito, de novo, por auto-estrada.

 

À espera dos participantes estava um passeio pelos canais urbanos da Ria de Aveiro, com degustação de ovos moles e champanhe a bordo, pelo que os cerca de 45 minutos deste passeio pela “Veneza Portuguesa” valeram bem a pena. Posto isto faltava apenas a curta ligação até à Costa Nova, que recebeu a extensa caravana de Mazda MX-5 já com o sol de fim de tarde no horizonte, que em comunhão com a paisagem deu um toque de ‘glamour’ ao final da festa. Como sempre, o jantar serviu para contar histórias e recordar as peripécias do passeio, num salutar convívio entre todos os participantes.

 

Agora é tempo de ir de férias, mas as actividades do Club MX-5 não param e está já a ser planeado um novo passeio para o primeiro fim-de-semana de Outubro. As informações serão disponibilizadas no site do clube, em www.clubmx-5.com.pt, podendo também ser esclarecidas quaisquer dúvidas através do e-mail geral@clubmx-5.com.pt ou pelo telefone 218 258 625.

Comments are closed.