Mazda MX-5 de regresso à portuguesa EN2

Mazda MX-5 de regresso à portuguesa EN2

Apelidada por muitos como a “Route 66 Portuguesa”, numa clara alusão à icónica estrada norte-americana, a N2 (ou EN2 – Estrada Nacional 2) não pára de crescer de importância e de visibilidade, nomeadamente a nível internacional. É, aliás, quase impossível haver um fim-de-semana em que não esteja a ser percorrida por algum grupo, de amigos, clubes, empresas e até manifestações de índole social, com recurso a veículos com múltiplo número de rodas.

Um desses habituais visitantes é o Club MX-5 Portugal, entidade que regressou, entre os dias 8 e 10 de Junho, a um palco em que por duas vezes (2016 e 2019) se escreveram bons capítulos do seu logo historial de encontros, percorrendo-se esta ímpar estrada nacional que, sempre pelo interior do país, liga Chaves a Faro, num percurso que tem hoje 738,5 quilómetros e atravessa 35 municípios.

Para esta edição de 2023, reuniram-se 30 Mazda MX-5, nas suas quatro gerações e versões soft-top e RF (Retractable Fastback), integrando a caravana do Passeio Pela N2, um evento de três dias que, pelas suas características, teve muito para desfrutar, partilhar e guardar na memória.


Quinta-Feira: De Chaves até à beleza única da Barragem da Aguieira 

Foi ao início da manhã desse dia (Feriado católico de “Corpo de Deus”) que os participantes se concentraram no Hotel Casino de Chaves, palco do habitual Welcome Coffee e, depois, do primeiro Briefing, preceito que se repetiria nos dias seguintes, refrescando-se os detalhes do trajecto, nomeadamente os principais pontos de paragem e de visita, os almoços e pernoitas, entre outras informações mais pertinentes.

Uma vez colocados a zero os parciais dos seus conta-quilómetros, aferindo-se o processo no marco do “KM 0” da N2, os Mazda MX-5 partiram para um primeiro percurso que teve Lamego como destino. Não sem que antes se fizesse uma paragem no Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, a que se seguiu novo percurso por estrada até ao Restaurante Manjar De Ouro, para que se desfrutassem algumas iguarias da região, com os MX-5 estacionados em lugar de destaque no passeio central, contiguo à escadaria que dá acesso ao Santuário.

Dali o grupo rumou a Viseu, numa tarde que teve a Barragem da Aguieira como cenário paisagístico, uma das mais imponentes estruturas de Portugal, atingindo cerca de 90 metros de altura, com uma albufeira que abraça o leito do Rio Mondego, estendendo-se num espelho de água com mais de 2.000 hectares. O merecido retemperar de forças foi feito no Hotel Montebelo Aguieira Lake Resort & Spa, incluindo o jantar e a estadia.

Sexta-Feira: Uma centenária pirâmide geodésica e a excelência da falcoaria

O dia 2 deste Passeio Pela N2 teve duas vertentes, uma primeira com um percurso por estradas de rara beleza e que, por momentos, teve de se desviar da N2 – nomeadamente para uma paragem na lindíssima Penacova (Km 500) e, mais adiante, para que o singular almoço pudesse realizar-se no Restaurante Ponte Velha, na Sertã, conhecido, entre outros, pela prestigiada ementa que traduz uma experiência sensorial e cultural.

Findo o repasto, a caravana regressaria ao percurso principal deste evento, desfrutando de uma tarde que integrou uma visita ao Museu da Geodésia, em Vila de Rei, local em que se destaca o vértice em alvenaria da Melriça, situado a 592 metros de altitude, no que é uma das primeiras pirâmides geodésicas do país.

O dia terminou no Hotel Vila Gale Colection, em Alter do Chão, onde os participantes foram surpreendidos com uma visita guiada pela Falcoaria, tendo esta representado um excelente aperitivo para o jantar realizado na unidade hoteleira, e que terminou com uma surpreendente atuação do Grupo de Cante Alentejano “Os Cá de Cima”, que deixou emocionada a maioria dos presentes!!!


Sábado: Sonoridade dos motores do MX-5 e também das guitarras no encerramento

Com o sono reposto e frescos para os últimos quilómetros deste Passeio Pela N2, os convivas retomaram os bancos dos seus Mazda MX-5 para que, de capotas abertas, se entregarem à condução num percurso que teve uma ligação inicial até Ponte de Sôr, onde se retomou o percurso da N2, rumando à capital algarvia.

O primeiro ponto de paragem deste dia 10 de Junho, “Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas” ocorreu junto à Barragem de Montargil , cuja albufeira é muito utilizada na prática de desportos náuticos, na pesca desportiva e em actividades relacionadas com a natureza, como a observação de aves. Ainda que houvesse vontade para desfrutar de algumas, o cronómetro não parava, pelo que o grupo teve que regressar à estrada, almoçando no Restaurante o Tordo, no Torrão.

Retomando, depois, a N2, a caravana apontou ao centro de Faro, com os Mazda MX-5 a chegarem, em caravana, ao marco “KM 738” desta estrada de características únicas no mundo, ainda que não fosse esse, de facto, o ponto terminal deste passeio. Isto porque houve, ainda, que cumprir um percurso adicional até Olhão, para o Hotel Real Marina, um espaço onde os que tiveram ainda energia suficiente, puderam usufruir de alguns dos seus serviços, como o spa, o ginásio ou a piscina.

Mas não só, pois durante o o jantar final, os participantes foram brindados por um espectáculo de encerramento-surpresa, exclusivo e a cargo dos “The Great Gig”, uma das principais bandas portuguesas que, no nosso país, prestam tributo ao grupo britânico “Pink Floyd”.


Domingo (dia 11): Regresso a casa de alma cheia e mais alguns quilómetros de histórias

Foi de alma cheia e com mais umas quantas centenas de quilómetros nos seus Mazda MX-5 que os participantes deste segundo passeio do ano regressaram a suas casas, depois de um retemperar de forças de uma longa noite, num dia de domingo guardado para o efeito.

 

Lisboa, 12 de junho de 2023

Comments are closed.